27 março 2012

Resenha: A vida em Tons de Cinza

Gosto de literatura fantástica mas confesso que gosto muito, muito, muito quando os livros têm como base uma história real. Em geral, eles emocionam mais, fazem refletir mais e nos sentir inclusos na narrativa mais rápido. O livro A vida em tons de cinza é um destes livros!
Estudamos muito sobre a 2ª Guerra Mundial e os reflexos sobre os países e também todo o massacre feito ao povo judeu, e me parece, talvez só tenha percebido mesmo com este livro, que damos muita importância ao que a Alemanha fez ou deixou de fazer e isso nos faz "deixar" um pouco de lado a outra face da moeda nesta triste história.
A vida em tons de cinza conta exatamente isso, o outro lado da moeda, através da personagem, fascinante diga-se de passgem, Lina Vilkas, o que aconteceu com os povos dos países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), que ao serem adicionados forçadamente à União Soviética combateram aos "opositores" politicamente do governo soviético com tanta crueldade quanto os nazistas aos judeus.
A história é forte e a autora conta de uma forma bem realista, sem perder o romantismo, a delicadeza e a humanidade dos personagens, toda a trajetória das famílias enviadas à Sibéria para trabalhar em campos de trabalhos forçados. Por anos. 
O instinto de sobrevivência e a luta pela dignidade são os pontos principais desta história fascinante.
A Lituânia, local onde se passa nossa história, só teve a independência reconhecida em 1990 e até hoje há um clima de hostilidade para quem se propõe a falar do assunto no país. Não tem mais nenhum motivo maior para que eu recomende o livro, né?

Em resumo: o livro é muito, muito, muito bom!


Sobre a autora:
Nascida e criada em Michigan, nos Estados Unidos, Ruta Sepetys é filha de um lituano refugiado. Os países bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia – sumiram do mapa em 1941, anexados pela União Soviética, e só reconquistaram sua independência na década de 1990. Com A vida em tons de cinza, seu primeiro romance, Ruta pôde dar voz às centenas de milhares de pessoas que, de alguma forma, foram atingidas pelo genocídio perpetrado por Stalin. Ruta mora com a família no Tennessee.






Sobre o livro:
Páginas: 240
Ano: 2012
Editora: Arqueiro

2 comentários:

  1. Nossa, você escreve muito bem! O livro parece ser ótimo, gosto muito de livros com essa temática.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Poesia é um dom, é saber juntar sentimentos, conceitos e fatos relatando toda uma concepção do momento. Gostaria muito de ter este dom, mas, infelizmente, rara é a vez que consigo chegar lá, ai, não invento de escrever, deixo para os profissionais.
    Mas estou aqui pra convidá-la a uma visitinha em meu blog sobre maquiagem e beleza.

    http://clubedasdondocas.blogspot.com.br/

    Com certeza estarei aqui muitas vezes pra ouvi-la falar sobre tudo.
    Bjus...ja estou te seguindo!

    ResponderExcluir